sexta-feira, 16 de novembro de 2007

UMA EXPERIENCIA DE DIVULGAÇAO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E EFICIENCIA ENERGETICA

Trabalho apresentado pelos alunos Davidson Felipe e Maxwell Andrade

O objetivo e apresentar e avaliar os resultados ate o momento obtido com uma estratégia de divulgação tecnológica traduzida num programa que teve resultados a implantação de uma Casa Solar Eficiente no CEPEI, parte da filosofia de implantação de centros de demonstração do CRESESB (Centro de Referência para Energia solar e Eólica Sergio Brito) e parte do segmento residencial do CATE (Centro de Aplicação de Tecnologias Eficientes do CEPEL).

O programa inclui cooperação entre o CEPEL e o programa de integração Universidade e Sociedade (PIUES) da PUC – Rio, cooperação inicialmente restrita a divulgação e estimulo ao ensino técnico de energias alternativas, em particular energia solar, estendido posteriormente a técnicas de eficiência energética.

A velocidade das transformações tecnológicas e a crescente preocupação da sociedade com questões relativas ao impacto destas transformações sobre a vida das pessoas e sobre o meio ambiente têm forçado tanto empresas quanto universidades e demais instituições cientificas e governamentais a procurar manter a sociedade informada sobre as características e os efeitos das tecnologias que produzem ou utilizam.
Ignorar esta demanda pode representar dificuldades para implantação de novas tecnologias ou mesmo inviabiliza – lãs.

A preocupação com o assunto tem sido evidenciada em seminários, artigos publicados e mesmo em discussões do dia a dia de profissionais tanto da área de recursos humanos quanto da área técnica de empresas onde o profissional da área técnica e um fator chave para i desempenho empresarial.

Estratégias e ações voltadas para o incentivo à divulgação tecnológica e a educação em áreas de engenharia são, portanto, objetos de particular interesse para o futuro. Intercambio entre empresas e universidades e destas ultimas com escolas de segundo grau, de forma a criar uma cadeia de estimulo desde a base para alimentar a formação eficiente de engenheiros com perfil adequado e uma atividade que se insere dentro deste quadro de preocupação com recursos humanos.

COMO BENEFICIOS DESTA ESTRATEGIA LISTA –SE:

• Estabelecimento de um canal com a sociedade para divulgação científica tecnológica
• Contribuição para formação de recursos humanos na área de energias alternativas e conservação de energia
• Motivação interna do pessoal envolvido no projeto
• Contribuição para a melhoria da educação no pais
• Contribuição para a imagem institucional do CEPEL
• Motivação para estudantes se especializarem em engenharia
• Divulgação tecnológica de utilização de energias alternativas e conservação de energia para um publico mais amplo.
• Ampliação da utilização de energia no Brasil
Consolidação do CEPEL como centro de referência em energia alternativas e conservação de energia.

Necessidades crescentes de energia e preocupação com o meio ambiente elevaram a uma busca de novas tecnologias de aproveitamento de fontes alternativas de energia e a uma procura de utilização mais eficiente das fontes já tradicionais.

Dentre as fontes alternativas a energia solar assume papel de destaque: uma forma de energia limpa, inesgotável e com combustível (sol) gratuita e matéria prima abundante para confecção de módulos, o Silício.

• O CEPEL tem levado adiante vários projetos com o objetivo de desenvolver, identificar melhores aplicações e aumentar a utilização da energia solar nos locais onde esta seja uma forma coerente de energia.
• CRESESB tem a missão de ajudar no desenvolvimento e uso de energias Solar e Eólica no Brasil. Publicando livros,informes, periódicos, CD-ROMs, promovendo cursos básicos e avançados.
• O CATE tem por objetivo promover ações e treinamento para ampliar o uso de conceitos e tecnologias de eficiência energética, tendo em sua estrutura três segmentos: residencial, industrial e serviços.

CASA SOLAR

A Casa solar e uma casa pré-fabricada com métodos equipamentos eletrônicos eficientes do ponto de vista de conservação de energia solar. Um dos objetivos principais da Casa Solar Eficiente e servir como agente multiplicador para tecnologias de utilização de energia solar térmica e fotovoltaica, bem como técnicas de combate a desperdício energético.

Três projetos estão em fase final de execução:
*Geladeira solar usando ciclo de amônia;
*Carro Solar utilizando painel fotovoltaico;
* Iluminação Solar distribuída por Fibra Ótica.

Esses projetos são desenvolvidos por estudantes universitários que servirão para aumentar o acervo de equipamentos de demonstração da Casa Solar.


CONCLUSAO

Os resultados ate o momento obtidos com a estratégia de divulgação tem sido animadores.

Seria desejável que outras áreas e empresas do setor elétrico fossem movidas a desenvolver projetos semelhantes. O impacto sobre a imagem das empresas e num medeio prazo, sobre a formação de seus recursos no pais seria também significativa.

Nenhum comentário: