quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O VILÃO VIROU HERÓI

Trabalho apresentado pela aluna Giselly Rodrigues


ENERGIA NUCLEAR


Passado polêmico: a fissão nuclear é a tecnologia que gerou as bombas de Hiroshima e Nagasaki (pelo menos 130.000 mortos em poucos segundos em 1945), que deixou o mundo apavorado diante da possibilidade de uma destruição total durante a Guerra Fria e que, em 1986, matou 32 operários no acidente da usina de Chernobyl. Na ocasião, a radioatividade se espalhou com o vento para a Rússia e atingiu até regiões distantes como a França e a Itália. Estima-se que pelo menos 4000 pessoas, segundo a ONU, ou 200000, segundo o Greenpeace, tenham sido vítimas de doenças provocadas pela contaminação, como câncer de tireóide.

Enquanto as usinas nucleares avançaram em segurança e mantendo o controle dos resíduos radioativos, o mundo sofre com a emissão do gás carbônico pelas fontes tradicionais de energia, como o petróleo e as usinas termoelétricas a carvão.

Energias Alternativas x Demanda X Tempo

"Por ser velho o bastante, posso notar uma forte semelhança entre a atitude de mais de 60 anos atrás diante da ameaça da 2ª Guerra e hoje em face da ameaça do aquecimento global", escreveu Lovelock. De acordo com ele, assim como a Inglaterra demorou para agir diante das investidas de Hitler em 1938, boa parte do mundo continua acreditando em tratados como o Protocolo de Kyoto - compromisso de vários países para reduzirem suas emissões de carbono
...que, segundo Lovelock, “não passa de uma forma política dos governantes ganharem tempo enquanto não sentem na pele a verdadeira dimensão do problema.”

• até o final do século IIX, a principal fonte de energia na Terra era a força dos animais, do vento ou dos fluxos de água.

• nos últimos dois séculos, a “era industrial” se nutre da queima de combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo e seus derivados) para gerar energia.


Diante do aquecimento global, a energia nuclear vem se consagrando uma alternativa juntamente com energias renováveis.

PRECONCEITO X PRÁTICA

A maioria das pessoas tem uma visão negativa sobre a energia nuclear apontando sua ligação com as armas nucleares.


É durante a fissão nuclear que pode ocorrer o superaquecimento do reator ocasionando uma liberação descontrolada de calor, que podem derreter as paredes protetoras e liberar radioatividade.

SEGURANÇA

Atualmente, uma série de novos dispositivos tecnológicos interrompe automaticamente as operações capazes de colocar os reatores em risco. Além disso, os procedimentos de segurança seguem protocolos rígidos que são alterados à descoberta de qualquer vulnerabilidade.

Sistemas Renováveis
captam energia diretamente da natureza, portanto, são limitados por ela




Usinas Nucleares X LIXO ATÔMICO

Os reatores nucleares não liberam dióxido de carbono na atmosfera, mas deixam como subproduto o rejeito nuclear, ou seja, o LIXO ATÔMICO.

SOLUÇÃO.......................................... “enterrar o problema”
(reservatórios embaixo de formações rochosas estáveis, depósitos)














Nenhum comentário: